banner

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Segurança com produtos químicos em casa.

  Em casa são usadas e manipuladas inúmeras substâncias químicas sobre as quais nada sabemos e por esta razão, na maioria das vezes, são tratadas e utilizadas como substâncias inofensivas. O número de pessoas intoxicadas tem vindo a aumentar em Portugal nos últimos anos. Em 2007, o Centro de Informações Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 30 070 chamadas, o que dá uma média de 82 chamadas por dia. Destas, 10 673 foram referentes a intoxicações com crianças até aos 15 anos, enquanto no ano anterior (2006) o número não tinha ultrapassado as 9161, ou seja, menos 1512 casos. Já com os adultos, o CIAV recebeu em 2006 um total de 27 620 apelos, ou seja, menos 2450 do que em 2007.
A maioria das intoxicações ocorre com medicamentos (6087 casos com crianças e 8186 com adultos, em 2007). Seguem-se as intoxicações com produtos de limpeza e detergentes, pesticidas, cosméticos e produtos escolares e brinquedos.
Entre as intoxicações acidentais a grande maioria ocorre em crianças entre os um e os quatro anos, em especial com os rapazes (3749), mas também com raparigas dessa faixa etária (3253) . A partir dessas idades, passa a haver mais intoxicações com raparigas, entre os dez e os 15 anos (448 casos) do que com rapazes (291 casos).
Os produtos domésticos podem revelar-se verdadeiros perigos em casa, para adultos e crianças. Um problema muito frequente ocorre com a ingestão acidental de detergentes manuais e para as máquinas de lavar, lixívias, cáusticos e ambientadores.
Riscos para a saúde
  • Os detergentes manuais da loiça são os mais vulgares e os responsáveis por diarreias, vómitos e problemas digestivos;
  • A lixívia, mais agressiva, pode gerar irritações no tubo digestivo e queimaduras;
  • A gravidade é maior quando ocorre a ingestão de detergentes das máquinas de roupa e da louça. Nestes casos, as queimaduras podem ser graves;
  • os produtos domésticos mais perigosos, embora também com menos registos, são os desengordurantes e desentupidores de canos, capazes de causar queimaduras muito graves;
A intoxicação por via digestiva é a mais frequente e a mais danosa para o organismo. Mas pode haver também intoxicações via cutânea, por exemplo com lixívia ou tintas; via ocular, como inflamações dos olhos com perfumes, ou via inalação de produtos tóxicos.
Cuidados a ter com os detergentes
  • Deve usar, de preferência, luvas, sempre que utiliza detergentes dado que são agressivos para a pele;
  • A utilização dos detergentes amoniacais deve ser moderada uma vez que é um produto altamente tóxico e irritante para o ser humano. Devem ser tomadas precauções na sua utilização e limitar o uso ao estritamente necessário e com uma concentração no mínimo possível;
  • Os detergentes amoniacais não devem ser utilizados em ambientes fechados e não devem ser misturados com lixívia ou com outros produtos de limpeza.
Coloque os produtos químicos em locais inacessíveis
Um simples armário pode apresentar uma grande concentração de material químico, por isso deve guardar estes produtos em locais inacessíveis a crianças e a animais, utilizando também fechos e protectores que impedem a abertura de armários, de gavetas da cozinha ou de outros locais.
Dado tratarem-se de produtos tóxicos, muitas vezes até inflamáveis, a sua ingestão ou inalação pode ter consequências graves ou até fatais.
Nunca faça transvase de produtos químicos
As situações de intoxicação acidental acontecem também devido aos transvases. Por razões práticas e económicas os produtos são comprados em embalagens grandes (cinco quilos ou litros) e depois, em casa, são passados por embalagens pequenas, perdendo-se, assim, a identificação do produto com um rótulo. Sem querer, as crianças poderão facilmente engolir o detergente, julgando tratar-se de água ou sumo.
Nunca coloque detergentes, lixívia, insecticidas ou pesticidas em garrafas de água ou sumo já usadas - nunca faça transvase destes produtos - porque as crianças podem ingeriri-los pensando que se tratam de uma bebida, resultando num acidente com grande gravidade.
Guarde os produtos químicos em local separado dos alimentos
Este simples procedimento permite evitar muitos acidentes.
Rotulagem e instruções de segurança
Leia atentamente os rótulos antes de usar qualquer produto doméstico e siga as instruções cuidadosamente.

Um comentário: